Por que ir ao psicólogo ?

13/09/2024

Muitas pessoas ainda têm dúvidas e receios sobre ir ou não ao psicólogo, então espero que este texto possa esclarecer alguns pontos e encorajar mais pessoas a cuidarem da sua saúde mental.

Cada vez mais a crença de que apenas pessoas "fracas" ou "loucas" precisam de psicólogo tem diminuído. Porém ainda existe resistência por grande parte da população em buscar ajuda profissional e cuidar da saúde mental. Muitas vezes, buscamos o apoio de profissionais da saúde para cuidar do nosso corpo, mas e a nossa mente? Ela também merece atenção e cuidado.

Você já se perguntou por que algumas pessoas parecem lidar melhor com os desafios da vida? A resposta pode estar mais próxima do que você imagina: na saúde mental.

Mas afinal, quando realmente devo buscar um psicólogo?

1- Quando sentimentos como tristeza, ansiedade, raiva ou solidão estão intensos e duradouros, atrapalhando diversas áreas da sua vida.

2- Apresenta dificuldades nos relacionamentos , seja com familiares, amigos, parceiros(as) ou no trabalho. Assim um psicólogo ajuda a gente a entender melhor nossos sentimentos, a forma como nos relacionamos com os outros e a encontrar caminhos para os problemas que estão atrapalhando nossos relacionamentos.

3- Passou por mudanças significativas como luto, divórcio, perda de emprego, mudanças de vida, uma vez que grandes mudanças de vida podem gerar um turbilhão de emoções e desafios que, muitas vezes, são difíceis de lidar sozinho.

4- Têm o hábito de procrastinar ou dificuldade em tomar decisões podendo isto ser um sinal de que algo mais profundo está acontecendo desde ansiedade, perfeccionismo, baixa autoestima, traumas passados ou até mesmo transtornos de neurodesenvolvimento. O psicólogo é capaz de entender a raiz do problema e ajudar a desenvolver ferramentas e estratégias para superá-los.

5- Está com baixa autoestima e insegurança. Com ferramentas e técnicas adequadas, a terapia auxilia no desenvolvimento de uma autoimagem mais positiva, no fortalecimento da autoestima e na superação da insegurança

6- Dificuldade em lidar com o estresse, sendo possível, na terapia, aprender a regular nossas emoções e desenvolver estratégias para lidar com situações difíceis, promovendo um maior equilíbrio emocional, melhorando a qualidade de vida e a capacidade de enfrentar os desafios diários de forma mais resiliente.

7- Pensamentos negativos recorrentes podendo se manifestar de diversas formas, como preocupações excessivas, autocríticas severas ou expectativas pessimistas em relação ao futuro. Quando não tratados, esses pensamentos podem levar a problemas como ansiedade, depressão, baixa autoestima e dificuldades em relacionamentos.

8- Desejo de autoconhecimento e crescimento pessoal, seja para aprimorar habilidades, alcançar metas ou simplesmente para se conhecer melhor.

Ir ao psicólogo é um passo importante para você superar desafios, alcançar seus objetivos e viver uma vida mais plena. Portanto, não hesite em buscar o apoio de um profissional; essa escolha pode ser o primeiro passo rumo a uma vida mais plena e satisfatória.

Erica Barezani

Psicóloga Clínica

Crie seu site grátis!